É como qualquer negócio: momentos muito bons e momentos de queda livre…
Eu falo das minhas impressões, observando apenas Fortaleza, e entendendo suas particularidades. É bom analisar desse ponto de vista para não perder oportunidades. Fortaleza é uma cidade turística e trabalhei por 15 anos em um dos locais preferidos pelos turistas.
Claro que aqui o fluxo sempre será maior na alta temporada, nos períodos de férias. Mas não é sempre. Se você trabalha em zona turística, acompanhe o noticiário. Já em outubro os jornais começam a comentar sobre como será o próximo fluxo de turismo. Pense sobre como isso se impactará o seu negócio. Leve o mesmo impacto para o abastecimento de estoque, pessoal de atendimento preparado, etc.
Esses meses em Fortaleza se iniciam por volta do dia 06 de Dezembro e acabam só depois do carnaval. Prepare vitrinas alegres e coloridas, que combinem com as férias.
Outro pico tão importante quanto o das férias, é o Dia dos Namorados. Esse vale para todas regiões do país. Faça frio ou faça sol, para nossa sorte, as pessoas continuam amando. Aqui, depois da alta temporada, o movimento vem fraco até maio por isso o Dia dos Namorados é sempre muito esperado pelo lojista.
Imagine o que é para o sex shop a Copa do Mundo? Atrapalha de qualquer jeito!! Sendo aqui ou em qualquer lugar… Todos estão focados na Copa. Então, se for ano de Copa, seja cauteloso no abastecimento.
Para o Dia dos Namorados, é bom você pensar cedo em alguma campanha para a loja. Sorteio. Promoções especiais. É a época em que os preços mais importam. Porque todo mundo quer presentear mas nem sempre há disponibilidade financeira. Invista em coisas belas e não muito caros. Mimos, cartões sensuais, lingeries, vibradores delicados com designer diferenciado.
Os 10 dias que antecedem a data, são muito bons para as vendas. Além disso, é uma época deliciosa de trabalhar. A loja fica muito enfeitada, um monte gente, um passando dica pro outro. Nos primeiros anos tive que por cliente para me ajudar a embalar, outro para comprar pilhas de última hora. Meio desorganizada e só não pegava mal por conta do meu bom humor e do fato de que você está lidando com gente romântica, atrevida, apaixonada,. bem resolvida…
Converse com os fornecedores e tente descontos melhores para que o preço fique acessível para o maior número de pessoas.
O mesmo alerta serve em relação ao Black Friday – “termo criado pelo varejo (retalho em português de Portugal) nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, que é a 4°quinta-feira do mês de Novembro. A ideia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil.” (Fonte: Wikipédia)
No Brasil ainda há muita desconfiança por parte dos consumidores. Por conta de empresas que oferecem descontos fictícios, inchando o preço antes para oferecer descontos no dia. Isso é muito ruim para a imagem da empresa porque pode, não só perder a venda, como perder o cliente, que se sente ludibriado.
Hoje Câmaras de Dirigentes Lojistas, Sindicatos de Lojistas e o próprio Sebrae vêm atuando para esclarecer e orientar o lojista de forma que ele aproveite a data para vender mais, e para reforçar sua reputação junto aos clientes.
Se não conseguir dar desconto em toda a loja, consiga bons descontos especialmente nos produtos que normalmente são mais caros do que a média. São esses produtos que as pessoas,em geral, esperam para comprar no Black Friday. escolha alguns produtos especiais. O que mais importa é que sejam descontos honestos. As vendas aumentam, e sendo o pagamento à vista, você fica com um bom reforço de caixa.
Cuidado com o Natal! É uma época um pouco complicada. Não é o tipo de presente que você pode levar para a ceia com toda a família. Escolha brincadeiras para Amigo Oculto, lingeries, prepare kits com cosméticos e brindes.
Fique atento.
Eu fazia um jogo mental de observar o faturamento comparando-o com as notícias do jornal. Na época em que falaram da tal da marolinha eu comentei com um amigo: “Sabe que quando as notícias financeiras são ruins, eu vendo menos??” Ele pensou que era uma piada e deu uma grande gargalhada! Mas acredite: é sério. Eu estive observando!
Descubra o que afeta seus consumidores e crie oportunidades.